quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é musica eletronica???



Música eletrônica (música eletrônica no Brasil) é toda música que é criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. Tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. A forma de composição é geralmente intuitiva e muitas vezes pode ser feita até mesmo por pessoas com pouca experiência musical. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação das melodias e ritmos.



Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um estilo musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.

História

A história da música eletrônica tem influência do francês Pierre Schaeffer que, no final da década de 40, criou o musique concrète, onde a composição era feita a partir de ruídos gerados por toca-discos.

Em 1951, na Alemanha Ocidental, Hebert Eimert fundou o primeiro estúdio de música eletrônica do mundo. Em 1953, na cidade alemã de Colônia, foram apresentadas as primeiras composições deste novo estilo. No ano de 1956, Karlheinz Stockhausen foi o primeiro a juntar vozes humanas com sons eletrônicos.

A partir da metade da década de 50 vários estúdios especializados em música eletrônica foram abertos pela Europa. Em 1964, o norte-americano Robert Moog inventou o sintetizador, que a principio, foi utilizado para executar obras de Bach e depois foi incorporado pelas bandas de rock progressivo. O sintetizador passou a ser muito usado tanto na música eletrônica como em outros estilos.

Hoje, a música eletrônica se desenvolve simultaneamente pelo mundo inteiro e tem diversas ramificações. No Brasil, começou nos anos 70 com Jorge Antunes, Lelo Nazário, Conrado Silva e Florivaldo Menezes Filho.


fonte: psymania.musicblog.com.br

Um comentário: